Sinopse
COMUNICADO
No contexto das novas medidas de confinamento relacionadas com o novo coronavírus (COVID 19), com efeito a partir do dia 15 de janeiro de 2021, a apresentação inicialmente prevista para o dia 15 de janeiro, sexta-feira, foi cancelada.
Se adquiriu bilhete para o dia 15, pedimos que entre em contacto com a bilheteira do Teatro Municipal Joaquim Benite: bilheteira@ctalmada.pt/ 212739360.
14 de janeiro de 2021
Os bailarinos da CNB, Xavier Carmo/Henriett Ventura e Miguel Ramalho, estrearam as suas novas criações no primeiro programa que a Companhia apresentou no período pós-confinamento, em julho de 2020, no Millennium Festival ao Largo. Fizeram-no num contexto particular, com condicionamentos não habituais e incorporando novas regras que então ditaram as próprias criações.
Depois de transpostas para o palco do Teatro Camões, estas criações apresentadas no âmbito do programa Trabalhos de Casa – um espaço que a CNB oferece a criações dos seus bailarinos que manifestam interesse em desenvolver trabalho coreográfico – são agora apresentadas em circulação nacional.
ALGO_RITMO
O que torna um individuo num ser único?
Não há duas impressões digitais iguais, mas todos as temos.
Não há duas retinas oculares iguais, mas todos as temos.
Não há dois umbigos iguais, mas todos os temos.
Não há dois A.D.N. iguais, mas todos os temos.
Não há corpos iguais, mas todos os temos.
No espaço – tempo em que o individuo se expressa e existe ele é ÚNICO, mas faz parte da HUMANIDADE.
Em algo_ritmo, procuramos uma imersão num espaço que não é espaço, num tempo que não é tempo, senão aqueles que lhes quisermos atribuir, e em que o interprete nele se imprime como ser único e singular, dentro do colectivo que o rodeia.
A fórmula de Fibonacci serve de inspiração para este trabalho. A sua sequência tida por muitos matemáticos como a “impressão divina”, ou a prova de uma inteligência superior, de um grande arquiteto sobre o mundo natural, será o motor para uma outra busca, a de uma impressão Humana.
O propósito deste trabalho centra-se na busca de uma impressão própria e singular, única ao individuo (intérprete) e sua repercussão física sobre a cena, vista como algo irreproduzível no espaço-tempo, e na pluralidade em que ele se insere. Ninguém foi ou será alguma vez como ele, terá vivido como ele. terá as memórias que ele teve, imaginou o que ele imaginou ou sentido como ele sentiu.
Acima de tudo e do “todo”, vivemos num mundo globalizado onde 7 biliões de seres humanos co-habitam numa esfera cada vez mais pequena, e onde a necessidade do individuo se ver como único, nunca foi tão presente.
Xavier Carmo/Henriett Ventura
Julho 2020
SYMPHONY OF SORROWS
Um leve toque sobre as nossas sensações à margem da realidade humana. Os nossos corpos formam um organismo que vislumbra a imagem do que temos no subconsciente. Um universo dentro de cada corpo tornado música. Como se conseguíssemos ver cada nuance musical enquanto vivemos pequenos momentos que nos são fortemente familiares.
Miguel Ramalho
Julho 2020
Ficha Técnica
Algo_Ritmo | |
Xavier Carmo e Henriett Ventura | Coreografia |
César Viana | Música Original e Interpretação |
Sara Ross | Composição Musical |
Cristina Piedade | Desenho de Luz |
Anyah Siddall, Inês Moura, Patricia Main, Shiori Midorikawa, Tatiana Grenkov | Intérpretes co-criadoras |
SYMPHONY OF SORROWS | |
Miguel Ramalho | Coreografia e Figurinos |
Symphony No.3, Op.36 "Symphony of sorrowful songs", Henryk Gorecki Composer, Dawn Upshaw (Soprano) And The London Sinfonietta, Conductor David Zinman | Música |
Cristina Piedade | Desenho de Luz |
Elencos
Algo_Ritmo | |
Anyah Siddall, Patrícia Main, Inês Moura, Henriett Ventura, Tatiana Grenkova | Interpretação |
Symphony of Sorrows | |
Gonçalo Andrade, Leonor de Jesus, Francisco Couto, Tiago Coelho, Frederico Loureiro, Almudena Maldonado, Miguel Esteves, Irina de Oliveira, Isadora Valero, Dylan Waddell, Raquel Fidalgo | Interpretação |