Sinopse

Para o último programa da temporada, juntamos três nomes maiores da dança contemporânea: Hofesh Shechter, Vasco Wellenkamp e Ohad Naharin.

Convidamos Vasco Wellenkamp, uma das maiores referências da dança contemporânea portuguesa, a revisitar Sinfonia dos Salmos, coreografia criada para o Ballet Gulbenkian em 1992. A esta obra junta-se Minus 16 de Naharin, que volta a ser dançada pela CNB e Uprising, de Shechter, que entra pela primeira vez para o repertório da Companhia.

Uprising

Sete homens emergem das sombras para encher o palco com uma energia furiosa, criando laços e lutando, fazendo as pazes e desentendendo-se novamente. Estes homens são impulsionados por uma força que parece levá-los cada vez mais longe, antes de desaparecerem na escuridão.

Uprising é uma obra altamente contagiante pela sua vibração e energia, através de uma partitura de percussão pulsante da autoria do próprio Hofesh.


Sinfonia dos Salmos

Vasco Wellenkamp é um nome incontornável da dança portuguesa. Desenvolveu vários projetos que contribuíram para o desenvolvimento da dança, onde se destaca a criação da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, ao lado de Graça Barroso, em 1998, e a direção artística da CNB, entre 2007 a 2010.

O seu legado é inigualável e a sua criatividade uma constante ebulição.

Neste programa, revisitamos Sinfonia dos Salmos, obra criada em 1992 para o Ballet Gulbenkian.


Minus 16

Com uma partitura eclética que vai de Dean Martin ao mambo, do techno à música tradicional israelita, Minus 16, de Ohad Naharin, recorre a improvisação e ao aclamado método “Gaga” criado por Naharin, e que se baseia na compreensão e pesquisa de movimento, através da conexão entre corpo e mente.

Em Minus 16, Naharin partiu de peças anteriores para desenvolver uma nova obra, um trabalho de reorganização que para o coreógrafo cria possibilidades de olhar as suas obras de diferentes ângulos, ao mesmo tempo que cria uma coerência no seu trabalho.

É com esta obra que se confirma a habilidade de Ohad Naharin em colocar o público a dançar.

Ficha Técnica

Uprising
Hofesh Shechter Coreografia e Música
Lee Curran Desenho de Luz
Companhia Nacional de Bailado Produção
The Place, Londres, Reino Unido, 24 de junho de 2006 Estreia absoluta
Sinfonia dos Salmos
Vasco WellenkampCoreografia
Minus 16
Ohad Naharin Coreografia e Figurinos
BambiDesenho de Luz
Erez Zohar Assistente do Coreógrafo
Nederlands Dans Theater II, Lucent DansTheater, Haia, Holanda, 11 de novembro de 1999 Estreia absoluta
Lisboa, Teatro Camões, 12 de março de 2015Estreia pela CNB

Elencos

Bailarinos e Bailarinas da CNBInterpretação