Sinopse
Rui Lopes Graça e Victor Hugo Pontes voltam a criar para a CNB para o elenco da Companhia.
ANNETTE, ADELE, E LEE
Annette, Adele, e Lee é o título da nova criação de Rui Lopes Graça com João Penalva para a Companhia Nacional de Bailado.
Os três nomes próprios que constituem o título poderão sugerir um triângulo amoroso, mas este não é um bailado narrativo. São, na verdade, os nomes dos três bailarinos de sapateado que, contratados para dançar num estúdio de gravação de som, deram origem ao material com que David Cunningham compôs o som para este bailado.
Os bailarinos que vemos, de formação clássica, dançam ao som dos seus colegas do sapateado. Quanto a esses, os que não vemos, poderemos apenas imaginá-los e perguntar como serão. No entanto, os trinta minutos de grande complexidade de padrões sonoros e coreográficos — em que a presença dos três bailarinos é contínua — tornarão memoráveis os seus nomes.
Poder-se-ia dizer que Annette, Adele, e Lee é, afinal, uma história de bailarinos.
Rui Lopes Graça e João Penalva,
abril de 2019
MADRUGADA
A hora do dia – da noite? – em que a máquina do tempo parece mais perfeitamente equilibrada é também a hora mais excessiva. Lusco-fusco, exaustão do corpo, fim de festa, regresso à luz. Dançar a noite toda. No fim o corpo já não pensa, só reage. Todos juntos no escuro: a música, os olhos, as histórias, os tropeções, o corpo suado. Todos consigo mesmos: os olhos fechados, ver muito para dentro, por dentro, o corpo frenético. A noite é de todos, mas a dança é cada vez mais íntima, sozinha. À volta, tudo parece desfocado, tudo parece possível. Sair do próprio corpo, como se os pés deixassem de tocar no chão. Um transe, a máquina do tempo engasga-se. O lugar é difuso, fica algures entre o céu e a terra. «Um leve tremor precede a madrugada»: a hora excessiva acaba depressa, chega o dia, ilumina-se o palco, a ilusão esfuma-se, como se tudo pudesse não ter sido. Por cada madrugada límpida há uma madrugada onde cabe quase todo o escuro das noites em que não se sabe nada do que aconteceu.
Victor Hugo Pontes,
abril de 2019
Ficha Técnica
Annette, Adele, e Lee | |
João Penalva e Rui Lopes Graça | conceito |
Rui Lopes Graça | coreografia |
João Penalva | espaço cénico e figurinos |
David Cunningham | som |
Nuno Meira | desenho de luz |
MADRUGADA | |
Victor Hugo Pontes | Coreografia e figurinos |
Rui Lima e Sérgio Martins | Música original |
F. Ribeiro | Cenografia |
Wilma Moutinho | Desenho de luz |
Vera Santos | Assistência do coreógrafo |
Elencos
Annette, Adele, e Lee |
Andreia Mota |
Francisco Sebastião |
Inês Moura |
João Pedro Costa |
Leonor de Jesus |
Miguel Esteves |
Raquel Fidalgo |
Shang-Jen Yuan |
Shiori Midorikawa |
Tatiana Grenkova |
Tiago Coelho |
MADRUGADA |
- a peça foi desenvolvida e tem a interpretação de: |
Aeden Pittendreigh |
Africa Sobrino |
Almudena Maldonado |
Francisco Couto |
Gonçalo Andrade |
Henriett Ventura |
Inês Ferrer |
Lourenço Ferreira |
Michelle Luterbach |
Miguel Ramalho |
Nuno Tauber |
Paulina Santos |
Ricardo Limão |