Biografia

Nascido no sul do Brasil, Ricardo Ambrózio viveu no Rio de Janeiro. (…)
O primeiro contato com o ritmo e o movimento foi aos seis anos. Quando Ricardo mergulhou mais intensamente na dança, frequentou a ‘Faculdade Angel Vianna’ durante dois anos. Com a idade de vinte anos, deixou o Brasil para ir para Lisboa (Portugal) para frequentar a “Escola Superior de Dança” e trabalhar com algumas companhias (Companhia de Dança de Almada, Companhia Instável). Nesta época, também começou a desenvolver o seu próprio trabalho como coreógrafo e professor através da mistura de todas as influências que tinha experimentado na dança, com a energia e força que o caracteriza. Depois de trabalhar com Helder Seabra na Companhia Instável (Porto, Portugal), mudou-se primeiro para Amsterdão e depois para Bruxelas para trabalhar com Bruno Caverna, Gerard Mosterd, Dogwolf (Chris de Feyter), Willy Dorner e Ultima Vez (Wim Vandekeybus).
Ao trabalhar com a companhia belga Ultima Vez, Ricardo Ambrózio começou a reunir os seus próprios projetos culturais (coreografia, vídeo, texto e foto) sob o mesmo nome, um telhado, uma marca: Untamed. Em agosto 2014, deixa a Ultima Vez, a fim de investir todo o seu tempo e energia em suas próprias criações e colaborações.
Ao nível international dançou em duas peças da companhia de Helder Seabra “When the birds fly low, the wind will blow” e “In Absentia”. Fez parte da criação de Samuel Lefeuvre e Flor Demestri “Le Terrier”. A ultima criação do Untamed 2017 «Raízes» já esteve em turnê pelo México, Holanda, Portugal e Bélgica, enquanto Ricardo continua as suas responsabilidades como diretor no novo curso de intérpretes de dança “Performact” que ele co-fundou em Portugal em 2016.
A partir de agora dedicará cinco anos ao seu projeto de longa duração “Portraits”, composto por 40 retratos ao longo de 5 anos.
Esta convidado a ensinar seu método Untamed e o baile Forró ao nível international ( Universidade de dança Antuérpia, Salzburgo, Amsterdão, Holanda e mais).

Videos